Idade da reforma vs dignidade da classe de Pilotos

Sexta-feira, 23 Setembro, 2005

Independentemente das licenças de voo serem prolongadas até aos 65 anos de idade ou até utente ter saúde para voar, existe um problema mais premente e recente que é idade da reforma. O signatário deste artigo, numa fase embrionária assinou um documento com o intuito de dilatar a validade das licença de voo. O respectivo documento deu origem a um movimento. Pelo que já se leu sobre o assunto esse movimento evoluiu muito ruído e para fazer valer os seus interesses, actuou sem consultar as instituições ou as instituições não lhe deram o devido valor. Para o efeito, pouco interessa discutir isso. Esses tempos de querer que a licença vá para os 65 anos já não interessam. Os tempos que correm são perigosos demais para andarmos a brincar com coisas sérias.
Sempre se tem abordado o problema de uma forma hipócrita alegando que, o que era mesmo bom era poder-mos voar até aos 65 anos mas manter a idade da reforma aos 60 ou como foi referido na última Assembleia-Geral sobre o assunto, hipótese de reforma a partir dos 55 anos. O movimento auto denominado Pró-Reforma tem vindo a afirmar que este é o seu objectivo único e que de forma alguma quererá que a idade da reforma passe para os 65.
Estas discussões já longas, existem alguns diferendos de opinião entre os dois grupos em causa, grupos esses que incluem a totalidade dos elementos da classe, mas o que verdadeiramente está a ser discutido não será outra coisa que: Queres voar até aos 65, passarás à reforma aos 65. O movimento Pró-Reforma está a ir longe demais com os seus desígnios iniciais e não poderá garantir que os Governantes seguirão esta postura. Se isso acontecer, gostaria de saber que movimentos constituirão depois para manterem as actuais regras do jogo. Vão-nos obrigar a trabalhar mais 5 anos a troco de solidariedade por quem? Este movimento Pró-Reforma sempre alegou que só queria que as licenças de voo passassem para os 65 anos, logo, como as ditas licenças Jar-Fcl, já as podem utilizar algures na Europa. Em Portugal as coisas não vão ficar só pelas licenças e isso irá prejudicar quem não está interessado em trabalhar até morrer.
Da forma como se extremaram as coisas, não existem lirismos possíveis, se queremos continuar até aos 65 anos também teremos de nos reformar aos 65. Já todos nos apercebemos que a oportunidade política é bastante perigosa e só há uma coisa a fazer caso sejam alteradas as idades da reforma para os 65. Para isso, está o SPAC mandatado de uma maioria absoluta. Não poderemos fugir um centímetro deste objectivo, caso contrário iremos bipolarizar a classe levando-a para caminhos muito sinuosos.
Alega o dito movimento que poderemos continuar a voar para além dos 60 anos porque ainda temos condições de saúde suficientes para o fazer e que temos direito ao trabalho. No que concerne ás condições de saúde é bastante discutível mas se são assim tantas, aproveitem-nas para terem alguma qualidade de vida na velhice. Aceitem a velhice com um dom e não como uma moléstia. Não existe nada mais interessante, nessas idades, do que podermos acompanhar as metamorfoses da vida com simplicidade e orgulho do que fizemos ao longo dela. No que diz respeito ao direito ao trabalho, ninguém proíbe os pilotos de trabalharem após os 60 anos. Usem a licença de voo como bem quiserem, nos Países com essas regras de jogo.
As divergências dentro da classe de pilotos sobre este e outros assuntos, contrariamente a outras classes, devem-se basicamente pela falta de união motivada por alguns factores, tais como:
1) Formação Académica de base.
2) Tipo de Empresas onde trabalham.
3) Histórico da carreira.

FORMAÇÃO ACADÉMICA
Não consigo entender que em 2001 se possa tirar um curso de piloto de linha aérea após acabar o 12º ano. Um estudante, com a escolaridade mínima obrigatória dentro de 2 anos, fica cansado de estudar e pede ao pai ou ao banco 40.000 Euros, tira um curso de piloto de linha aérea. 12 a 18 meses depois entra numa companhia de aviação e começa a receber de vencimento 2500 a 4000 euros. Em simultâneo, os colegas que entraram para a Universidade terão de lá permanecer, no mínimo 4 a 6 anos. Estes cursos acelerados de pilotagem, fazem-me lembrar os cursos de regente agrícola. Antes do 25 de Abril, um estudante que terminava o 5ºano do liceu poderia enveredar pelo curso de regente agrícola durante dois anos e quando terminava o curso ia para uma quinta agrícola ou vender insecticidas. Depois do 25 de Abril, esses regentes agrícolas passaram a denominar-se Engenheiros Técnicos Agrários. A nossa classe está cheia de Engenheiros Técnicos Aéreos.
Este tipo de formação académica, exigível aos dias actuais, não nos atribui estatuto suficiente para discutirmos com políticos, gestores de empresas ou empresários o que quer que seja. Estamos há muitos anos a esta parte, a perder capacidade negocial, a trocar trabalho por meia dúzia de tostões e a reduzir até à exaustão as regalias outrora existentes. À sombra da competitividade temos vindo a vender os baluartes da profissão e isso deve-se à falta de união da classe e ao seu baixo nível de formação.
As empresas de Aviação estão a admitir para os seus quadros, pilotos com o 12º ano de escolaridade (em 2007 será escolaridade mínima obrigatória) enquanto que a NAV está a admitir para os cursos de controlador aéreo uma licenciatura com desempenho em matemática. Estes são os requisitos para a TAP: -Mínimo 12.° Ano de Escolaridade (Reconhecido pelo Ministério da Educação);-Domínio de Português e Inglês (escrito e falado);-Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
Estamos a utilizar a Tap como poderíamos utilizar outra empresa qualquer. Nenhuma delas exige mais do que acima referido.
Parece-nos haver alguma inversão de valores mas só nós, nos poderemos culpar disso. Não é em vão que os controladores aéreos se reformam aos 55 anos e se algo não lhes agrada, ninguém voa, mas eles só são controladores. Tenho todo o respeito pela profissão em causa e pena é que, não consigamos as mesmas regalias.

TIPO DE EMPRESAS
Existem grandes diferenças entre empresas de aviação em Portugal. Não se devem confundir as empresas com a qualidade dos seus pilotos e se são ou não melhores dependendo da empresa onde trabalham. Algumas mentes perversas poderão pensar que ganhando mais são melhores. Esta diferença entre empresas, só interessa nesta altura ser avaliada pelas regalias que dão aos seus pilotos. Os salários e regalias não são sequer parecidos fomentando assim alguma concorrência desleal no mercado. Temos assistido ao longo dos anos a alguma inveja escondida pelos que estão em piores situações mas nada tem sido feito para quebrar as diferenças. È evidente que o que está em causa é o sucesso das empresas e não a qualidade dos pilotos porque essa, só Deus sabe. Espero que num futuro muito próximo, as Empresas tenham mais honestidade no mercado, possam jogar com as mesmas regras e aumentem a formação dos seus quadros superiores exigindo formação superior. Quando todos nivelarmos por cima e falarmos a mesma linguagem, parece-me ser a altura indicada para sermos coesos e exigirmos em uníssono aquilo que queremos. De certeza que não será trabalhar mais e até mais tarde.
Todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas, terão de repensar, se aceitam que os seus quadros superiores que à data contrataram até aos 60 anos, possam permanecer até aos 65 anos. Não poderão esquecer que todos aqueles subsídios de senioridade e diuturnidade aumentarão significativamente a carga salarial. A produtividade de um Comandante com 64 anos não poderá ser a mesma de um comandante de 35 anos. A predisposição para o trabalha terá que ser forçosamente diferente. A carga salarial de um piloto de 35 anos será muito semelhante a metade de um piloto de 60 anos dentro da mesma empresa. Se uma empresa poder pagar dez a um funcionário porque razão há-de defraudar os accionistas pagando 20. Como irá ser a gestão de tripulações nos voos para os Estados Unidos cujo senado acabou de recusar uma proposta para aumentar a validade das licenças para além dos 60?
Esperemos que as empresas deste País não enveredem por megalomanias de funcionários desprovidos de senso comum que os torna maus para si próprios. Tenho confiança que as empresas façam cumprir os contratos que assinaram com os seus colaboradores e não os deixem ficar ao serviço para lá dos 60 anos. Elas deviam criar um lobby para que o Governo não autorize os seus pilotos a passarem à reforma aos 65 anos.
HISTÓRICO DA CARREIRA
Sou bastante sensível ao passado de cada piloto, mas gostaria que também fossem sensíveis ao meu. Se analisarmos as intenções umbilicais de cada piloto para estes assuntos, decerto iremos encontrar mil e uma razão. Uns porque iniciaram a sua carreira contributiva tarde demais, outros porque andaram por fora e não sabiam que poderiam descontar para contagem de tempo, outros porque casaram pela quinta vez e têm filhos pequenos ainda na escola primária, outros porque ainda não casaram mas querem casar e depois precisam de mais dinheiro, outros porque têm uma reforma mas é pequena e não conseguem ter tempo para fazer outra reforma, outros ainda porque estiveram no desemprego até aos 40 anos e só vão ter 20 de descontos, outros porque estiveram no fim do mundo e lá não se usava pagar impostos, outros porque chegaram a pilotos aos 45 anos ou 50 e só agora é que começaram a descontar e a descobrir as coisa giras da aviação, outros porque são solidários com qualquer tipo de movimento e outros ainda porque são do contra. Não quero abordar o tema por aí porque as regras já estão definidas há muito tempo e todos deveriam ter pensado nisso quando decidiram entrar neste campeonato. Não me parece ser justo mudar as regras do jogo a meio, aliás como está na moda. Só que esta não é uma profissão qualquer e se a querem transformar nisso então não contem comigo.

CONCLUSÃO
Como diria um amigo meu ? temos de contar as espingardas. Está na altura decisiva para sabermos o que queremos. O signatário, que nunca deixou que outros falassem por si, vem publicamente definir a sua posição:
Respeitar na íntegra o que foi decidido na Assembleia-geral de Pilotos sobre a matéria e reforçar essa decisão. Não existem meios-termos neste momento, quem não é a meu favor é contra mim. O tempo da conversa mole sobre o assunto terminou.
Carlos Soares

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13 Respostas to “Idade da reforma vs dignidade da classe de Pilotos”


  1. “os cursos de regente agrícola. Antes do 25 de Abril, um estudante que terminava o 5ºano do liceu poderia enveredar pelo curso de regente agrícola durante dois anos e quando terminava o curso ia para uma quinta agrícola ou vender insecticidas. Depois do 25 de Abril, esses regentes agrícolas passaram a denominar-se Engenheiros Técnicos Agrários.”

    Não está correcta esta afirmação.
    Depois do 5º ano concluído nem todos entravam para as Escolas De Regentes Agrícolas. Tipos com deficiências a Matemática eram logo excluídos.
    Os que entravam com o 5º ano ou mais ( meu caso o 7º ano alínea f, entravam para o o DT – Curso disciplinas técnicas, que durava 3 anos e mais um ano de especialização.
    Foi só para repor a verdade.
    Pelos vistos a aviação anda mal.
    Há que tentar mudar.

  2. samuel Says:

    quero ser piloto mas não tenho muita informação por favor me mande um email falando como funciona um avião para melhor aprendizado.

  3. antonio almeida Says:

    Quando os Regentes Agricolas entravam para o DT e faziam 3 anos mais estagio,entrava-se para a TAP com o 7º ano ou então com o curso de sargentos da força aerea.Havia um anuncio na rádio “TENS O 7º ANO E QUERES UMA ACTIVIDADE…..VEM PARA A TAP”
    Gostava de saber as habilitações dos pilotos da TAP há 30 anos ou mesmo agora.Alias quando os regentes agricolas iam vender insecticidas era no tempo em que os pilotos de linha aerea não eram mais que motoristas,hoje cada vez mais taxistas.

  4. Joao Says:

    Por acaso está completamente enganado acerca da profissão de Piloto de Linha aérea, ao contrário de algumas outras profissões aqui exige-se proficiência técnica que jamais algumas pessoas que a criticam conseguiriam chegar lá, pois sêr PILOTO de aviões não é conduzir um carro, tractor, ou mesmo camioneta, apesar de se já têr banalizado a profissão é preciso não esqueçer que isto nao é para todos.
    Mas quando digo nao é para todos, não é pq da capacidade financeira que é necessário para iniciar a actividade, pq hoje qualquer banco cede o crédito para tal… é preciso é outras capacidades, que algumas das pessoas que falam a criticar e essas nem estacionar á primeira conseguem no parque do Colombo…. agora imagine-se PILOTO DE LINHA AEREA.
    Francamente…

  5. Joao Says:

    Só gostaria de aqui deixar, mais uma informação…
    As pessoas não se capacitam das suas limitaçoes e por isso é que nao conseguem distinguir determinadas profissões das outras. Sêr Pintor, Cantor, Piloto etc.. é preciso estudar as técnicas etc.. mas se não se têm o “DOM” podes bem passar 100anos que nunca lá chegarás! Outras como Engenharia etc… garanto-te que fazer o curso é só preciso dedicaçao e estudo que passarás… agora tb podes é nunca sêr um bom Engº mas Pintor, Cantor, Piloto é que nem acabas o curso mesmo ele sendo de 1 mês!!! e até pode-se exigir o 7º ano ou 1º ciclo pois têm que ir 500 pessoas para se escolher os melhores, pq isto das Habilitações não é importante para esse tipo de profissões! Acho que a TAP fez e faz muito bem…
    Essa das habilitações sêr a PADRAO para todas as profissões é um invenção á TUGA…

  6. Joao Says:

    Por acaso agora na TV temos um programa giro, pois a FAMILIA SUPERSTAR, é um exemplo como as pessoas não têm consciência das suas capacidades, e depois algumas fazem lá aquelas tristes imagens, pq pensam que tem talvez até mais habilitações… LOL

    Comparar regentes agricolas!?!? com pilotos de Linha aerea, francamente… só mesmo de um lavrador que seja “licensiado”… LOL

  7. Maximiano Miguel Says:

    FAMÍLIA SUPERSTAR é a minha, que não vê televisão para não se estupidificar. Porque será que quanto mais aumenta a miséria mais as pessoas se prestam a todo o tipo de baixarias da sua dignidade de seres humanos? Alguém me responde?

  8. Nuno Santos Says:

    Ser piloto na Tap apenas é ter o melhor emprego do mundo(um escritório com a melhor vista).E passo a explicar….Apesar de ser uma empresa do estado existem comandantes Tap que recebem mais do que o Chefe de Estado.Têm regalias absurdas como o «Jubileu» e toma lá 150 mil Euros e vai para casa.Têm o estatudo que toda a gente sabe.Concordo com alguém que disse que basta ter o dinheiro para investir no curso(excepto os contemplados pelos cursos pagos pela Tap) e não ter claro está problemas de saúde de maior e pretencer ao Lobby ou receber a herança de pai comandante.A classe está sobrevalorizada em vários aspectos o 1º é que são operadores de sistemas e não são iluminados por vigiarem a máquina.Os iluminados certamente é quem construiu a máquina.Responsabilidade?Relativa, cada vez há menos emergências graças ao avanços tecnológicos e tudo está escrito nos procedimentos a tomar.Mau tempo?? Estão escritos os limites e não arrisca, diverge, simples não?.Tudo corre bem porque a segurança é a palavra de ordem.Piloto levado ao limite??Nunca acontece, não pode acontecer,apenas nas simulações.Um maquinista tb é responsável por centenas de vidas e vejam as diferenças.O vencimento é maior diferença porque as habilitações e ouvi-los falar é igual.65 anos? já é assim no resto da Europa.Melhores vencimentos no resto da Europa??Vejam o nivel de cada país.Chamem as coisas pelos nomes e sejam verdadeiros e transparentes.E tudo isto virá a público mais tarde ou mais cedo.Prepotência de quem acha que manda na Tap quando usam a Tap para irem contra o governo.Será que lhe interessa saber o prejuizo que deram?e assim a empresa fica viável??Talvez fosse bom começarem a exigir mais habilitações académicas porque assim provavelmente teriam outra ginástica intelectual e não faziam tanta gente de parva.Quantos estão em terra e recebem como estivessem a voar?? Quantos tachos??Quanto dinheiro dos contribuintes injectou o Estado???E por ai fora…

  9. pedro Says:

    gostaria de ser piloto aereio, ja ouvi dizer que podemos pagar e o tempo do curso é mais pequeno nao sei mais promenores .
    gostaria se souberes mandares um email com informação
    obrigado

  10. gomes Says:

    TAP=LOBBY,No+comments,PLEASE

  11. joão Says:

    boa tarde,isto de ser português,tem muito que se lhe diga,nós criticamos quando não temos,porque temos de criticar,a inveja faz parte da nossa mediocridade popular,ora quando temos,ai a conversa já é outra…Defendemos com unhas e dentes aquilo que apregoávamos e defendíamos incansavélmente,ser uma cabala contra nós,para de seguida,já não ser nada disso e ser precisamente o inverso.Isto é uma caracteristica que nos distingue e vinca como povo português que somos..viva portugal…

  12. Jaime Dias Says:

    Mas que país é este?
    Pilotos da Tap que ganham entre 5000 e 8000 Euros, viagens de borla,e mais mordomias e fazem greve.
    Pilotos que ganham mais que o Presidente da República, 1º Ministro, Ministros, Juízes.
    Trabalhadores da Textil, trabalhadores dos hipermercados, agricultores e restantes trabalhadores que nem o ordenado míníno ganham mantem-se no anonimato, estes coitados não podem fazer greve, mas pagam impostos para a TAP pagar a estes senhores Pilotos. Mas que país é este? Eu quero é ir para a ilha, quero fugir deste país mas não a Madeira.

  13. Jaime Dias Says:

    Os Srs Pilotos da Tap que façam como o Presidente da Camara e Vareadores da Vidigueira, em vez de pedir aumentos, tiraram 10º dos seus vencimentos para os seus trabalhadores, isto sim um grande exemplo para o país que deveria ser seguido por todos incluíndo governantes e todos aqueles senhores economistas que só falam mas não são capazes de dar nada. Sigam o exemplo da Câmara da Vidigueira e da Irlanda.


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